Postagens populares

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Fábula
A fábula é uma das mais antigas maneiras de se contar uma história. Fábula (latim fari + falar e grego Phaó + dizer, contar algo) é uma narração breve, de natureza simbólica, cujos personagens por via de regra são animais que pensam, agem e sentem como os seres humanos. Esta narrativa tem por objetivo transmitir uma lição de moral. O autor grego Esopo usava muitos bichos como personagens de suas fábulas, como tartarugas, lebres, raposas, formigas e cigarras.
Inspirado em Esopo, La Fontaine reinventou essas histórias, tornou-as mais atuais e, com isso, alcançou enorme popularidade. Elas ganharam um sentido mais moderno, pois, freqüentador que era da corte francesa, ele utilizava seus contos para criticar os relacionamentos sociais e a moralidade da época. É muito conhecida sua frase: "Sirvo-me de animais para instruir os homens".
Esopo
Acredita-se que Esopo tenha vivido no século seis antes de Cristo. Provavelmente foi capturado em uma guerra e virou escravo na Grécia. Mas não há provas históricas de que ele tenha existido. O que não dá para negar é que há mais de 300 histórias, com características semelhantes, que podem ter sido escritas ou reescritas e divulgadas por ele.

Nenhum comentário: